quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Alagoanovense é classificada para a final da Olimpíada de Língua Portuguesa 2010


A Aluna Allyne Rocha Gondim Patrício, 10 anos, estudante do 5º Ano da Escola Municipal Menino Jesus em Alagoa Nova/PB, foi classificada para a Semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro 2010, na categoria Poema.
Pela primeira vez, Alagoa Nova será representada na Olimpíada de Língua Portuguesa, isso graças ao esforço e dedicação da Professora Rosângela Pereira de Oliveira e da sua aluna Allyne Gondim.
A Secretaria Municipal de Educação de Alagoa Nova, pelo segundo ano, assinou o termo de adesão à Olimpíada e incentivou as escolas a participarem, disponibilizando, para isso, um técnico da SME, chamado de Coordenador Municipal, para assumir as responsabilidades de inscrição dos professores no site da Olimpíada, recebimento e entrega do amterial de apoio para o ensino da escrita de diferentes gêneros textuais (Coleção da Olimpíada enviada pelo MEC), divulgação do cronograma de atividades para a realização das Oficinas em sala de aula, organização da Comissão Julgadora Municipal e cadastramento dos textos recebidos e selecionados.
Durante dois meses, sob a orientação da Professora do 5º ano, a estudante, juntamente com toda a turma, participou de 14 oficinas para a construção da poesia, que tinha como tema "O lugar onde eu vivo". Assim, tendo em vista que apenas um texto podia ser classificado na Etapa Escolar nessa categoria, o poema foi selecionado e enviado à Comissão Julgadora Municipal (Formada pelos professores de Língua Portuguesa: Antonio Paulo da Silva, Ivenete Teixeira dos Santos Rocha e Steffânia Tomaz da Silva Cavalcante), que por sua vez, também o selecionaou para a Etapa Estadual.
Hoje, a Educação de Alagoa Nova celebra a seleção deste trabalho para a Etapa Regional, que acontecerá nos dias 08 a 11 de novembro em Fortaleza/CE, onde a Professora e a Aluna participarão de atividades culturais e turísticas, oficinas de formação para aperfeiçoamento do texto e do grande evento de premiação.


A ladeira do Ourique

Na minha Alagoa Nova
Algo me chama a atenção
É a ladeira do Ourique
Sobe gente, carro e moto
E até mesmo caminhão

O meu pai já me falou
Que no tempo dele menino
Quando vinha o inverno
Acabava-se o caminho
A lama dava na perna
Só passava passarinho

Mas hoje a história é outra
A lama se acabou
A ladeira foi calçada
E o povo se alegrou
Acabou a atolgaem
E a paisagem transformou

A janela lá de casa
É minha televisão
É só olhar para fora
E ver aquela imensidão
A natureza verdinha
Como um tapete no chão

Árvore, grama, borboleta
Passarinhos a cantar
Tudo forma um cenário
Que fica a me encantar
E aquela grande ladeira
Que o tempo pode mudar

Quando o sol está se pondo
As pedras parecem ouro
É um caminho dourado
Cortando aquele morro

Quando a chuva é muito forte
A água entope as bueiras
Desce correndo na pedra
Como uma cachoeira

Gostei muito de escrever
Sobre meu pequeno lugar
Sei que ler também é bom
Melhor ainda que morar
Quem gosta de ver beleza
É só vir me visitar


Autora- Allyne Rocha Gondim Patrício, 10 anos, Alagoa Nova/PB
Finalista das Olimpíadas de Língua Portuguesa 2010