quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Alagoanovense é classificada para a final da Olimpíada de Língua Portuguesa 2010


A Aluna Allyne Rocha Gondim Patrício, 10 anos, estudante do 5º Ano da Escola Municipal Menino Jesus em Alagoa Nova/PB, foi classificada para a Semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro 2010, na categoria Poema.
Pela primeira vez, Alagoa Nova será representada na Olimpíada de Língua Portuguesa, isso graças ao esforço e dedicação da Professora Rosângela Pereira de Oliveira e da sua aluna Allyne Gondim.
A Secretaria Municipal de Educação de Alagoa Nova, pelo segundo ano, assinou o termo de adesão à Olimpíada e incentivou as escolas a participarem, disponibilizando, para isso, um técnico da SME, chamado de Coordenador Municipal, para assumir as responsabilidades de inscrição dos professores no site da Olimpíada, recebimento e entrega do amterial de apoio para o ensino da escrita de diferentes gêneros textuais (Coleção da Olimpíada enviada pelo MEC), divulgação do cronograma de atividades para a realização das Oficinas em sala de aula, organização da Comissão Julgadora Municipal e cadastramento dos textos recebidos e selecionados.
Durante dois meses, sob a orientação da Professora do 5º ano, a estudante, juntamente com toda a turma, participou de 14 oficinas para a construção da poesia, que tinha como tema "O lugar onde eu vivo". Assim, tendo em vista que apenas um texto podia ser classificado na Etapa Escolar nessa categoria, o poema foi selecionado e enviado à Comissão Julgadora Municipal (Formada pelos professores de Língua Portuguesa: Antonio Paulo da Silva, Ivenete Teixeira dos Santos Rocha e Steffânia Tomaz da Silva Cavalcante), que por sua vez, também o selecionaou para a Etapa Estadual.
Hoje, a Educação de Alagoa Nova celebra a seleção deste trabalho para a Etapa Regional, que acontecerá nos dias 08 a 11 de novembro em Fortaleza/CE, onde a Professora e a Aluna participarão de atividades culturais e turísticas, oficinas de formação para aperfeiçoamento do texto e do grande evento de premiação.


A ladeira do Ourique

Na minha Alagoa Nova
Algo me chama a atenção
É a ladeira do Ourique
Sobe gente, carro e moto
E até mesmo caminhão

O meu pai já me falou
Que no tempo dele menino
Quando vinha o inverno
Acabava-se o caminho
A lama dava na perna
Só passava passarinho

Mas hoje a história é outra
A lama se acabou
A ladeira foi calçada
E o povo se alegrou
Acabou a atolgaem
E a paisagem transformou

A janela lá de casa
É minha televisão
É só olhar para fora
E ver aquela imensidão
A natureza verdinha
Como um tapete no chão

Árvore, grama, borboleta
Passarinhos a cantar
Tudo forma um cenário
Que fica a me encantar
E aquela grande ladeira
Que o tempo pode mudar

Quando o sol está se pondo
As pedras parecem ouro
É um caminho dourado
Cortando aquele morro

Quando a chuva é muito forte
A água entope as bueiras
Desce correndo na pedra
Como uma cachoeira

Gostei muito de escrever
Sobre meu pequeno lugar
Sei que ler também é bom
Melhor ainda que morar
Quem gosta de ver beleza
É só vir me visitar


Autora- Allyne Rocha Gondim Patrício, 10 anos, Alagoa Nova/PB
Finalista das Olimpíadas de Língua Portuguesa 2010

2 comentários:

  1. Poema maravilhoso! Sou Alagoanovense tbm! E tenho orgulho, por essa menina ter se classificado entre tantos no Nordeste.Agora ela vai participar da etapa nacional em Brasília.

    ResponderExcluir
  2. foi maravilhoso poder ser colaboradora na escrita deste texto

    ResponderExcluir