sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Harvard apresenta nova pirâmide dos alimentos


     O Departamento de Nutrição da Universidade de Harvard propôs substituir a pirâmide ou roda dos alimentos, apresentando uma figura de um prato que mostre quantidades aconselháveis e incluindo exercício físico. Os especialista dizem que esta sugestão "é baseada em investigação mais atual, sem interesses da indústria nem pressões políticas e, para além disso, dá recomendações mais específicas e precisas".
     O guia de alimentação designado por "My Plate" aventa ser mais informativo e intuitivo do que o modelo piramidal, já que as proporções dos alimentos a ingerir são mais explícitas. A proposta é encher metade do prato com fruta e legumes, um dos quartos restantes é para cereais e o outro é reservado a proteínas (recomendando peixe, aves, feijão e nozes), mas inclui ainda óleos vegetais e um copo de água, que pode  também ser substituído por uma chávena de café ou chá (limitando para crianças).
     No entanto, não sabemos se a cota parte ocupada pelos cereais no prato se refere a cereais normais ou integrais, por exemplo, entre outras questões. Alguns especialistas já estão a criticar de forma negativa o "My Plate" porque parece ser mais a favor de ir buscar proteína à carne vermelha do que ao peixe.
     Quanto a óleos, o esquema em forma de prato não fala das vantagens do azeite relativamente a outros. Esta nova pequena roda dos alimentos inclui ainda o exercício física, um sector que até agora nunca tinha sido abordado. A sugestão principal deste esquema alimentar é ter um "prato colorido" e variado.

Fonte: Asbran

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Obesidade é o tema da Semana Saúde na Escola

      A primeira Semana Saúde na Escola será realizada de 5 a 9 de março de 2012. A semana de mobilização do Programa Saúde na Escola (PSE) acontecerá anualmente, sempre discutindo um tema prioritário de saúde.
      Para 2012, o tema escolhido é "Prevenção da obesidade na infância e na adolescência". Outros temas prioritários na Semana são: prevenção de acidentes, o uso de drogas e gravidez na adolescência. Estes temas serão abordados a partir dos componentes do PSE - avalização das condições de saúde dos alunos e promoção da saúde e prevenção de agravos. Os temas foram pactuados pelos municípios em 2011 para pautar as ações de 2012.
        Os ministérios da Saúde e da Educação estão trabalhando em conjunto para o lançamento de uma campanha de abrangência nacional, na produção de peças publicitárias e de materiais para apoiar os profissionais de saúde e da educação sobre os temas. Para o sucesso da Semana, é fundamental o reforço da articulação e o planejamento em conjunto entres as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e de Educação, nos grupos de trabalhos intersetoriais municipais  estaduais.



quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Unhas Vitaminadas!!


      As unhas, assim como os cabelos, são constituídas principalmente por uma proteína denominada queratina. Nas unhas, a queratina é sintetizada em células diferenciadas, localizadas na base e que secretam uma grossa camada dessa proteína. A principal função da queratina é impermeabilizar e proteger o organismo das agressões ocasionadas pelos fatores ambientais.
      Ao contrário do que muitos imaginam, as unhas não são formadas por uma estrutura única, mas sim, por inúmeras camadas visíveis, que são as principais, e por outras que não podem ser visualizadas sem auxílio de equipamentos microscópicos.
      De maneira geral, as unhas e cutículas demonstram sinais de desgaste na ausência de nutrientes, como vitamina A e D, aminoácidos, cálcio, zinco e enxofre. Assim, a adesão às dietas radicais e passagem por períodos de restrição alimentar severa podem interferir diretamente na saúde e beleza das unhas.
      Em um estudo realizado com unhas quebradiças, utilizando a ingestão de 7g de colágeno hidrolisado por dia durante três meses, mostrou que os pacientes apresentaram melhoras na estrutura das unhas. De acordo com outro estudo publicado na revista Adolescência Latino-americana, a concentração de zinco nas unhas poderia refletir uma deficiência crônica deste mineral, sendo assim um indicador adequado para determinar o estado dos depósitos, mas não a ingestão atual.
Para fortalecer suas unhas e deixá-las mais bonitas e resistentes, recorra à sementes de abóbora e girassol (sem casca) e ao brócolis, couve-de-bruxelas, lentilha, repolho, carnes magras, feijões, cereais integrais, leite e derivados e peixes. Esses alimentos são boas fontes de enxofre, cálcio e zinco, importantes para o desenvolvimento saudável das unhas. Afinal, nossa saúde começa de dentro para fora!

Cuidados com a Retenção de Líquido Corporal


                                     
          A retenção de líquidos é um dos problemas mais comuns no sexo feminino. Os principais sintomas deste problema incluem inchaços nas pernas, nas mãos e ou nos pés e aumento do volume das nádegas, das coxas e dos seios. Tudo é acompanhado por uma sensação de desconforto e uma espécie de aperto que dilata a região do ventre e que, na fase pré-menstrual e durante a gravidez se agrava, afetando o bem-estar geral. É fácil você saber se é vítima da retenção de líquidos, basta pressionar uma das coxas com o dedo indicador, conte até cinco e solte, se a região ficou esbranquiçada e a pele afundou, você sofre desse mal.
      Tal como acontece com a celulite, a retenção de líquidos está relacionada com uma acumulação anormal de toxinas em determinadas zonas do corpo. As causas deste fenômeno são muito variadas, entre elas está a alimentação incorreta, a falta de exercícios físicos, fatores como a TPM, o consumo excessivos. Assim, não hesite em praticar exercício físico. A natação é uma boa opção. A pressão da água favorece a libertação de líquidos dos tecidos, acumulando-os na bexiga. Uma das medidas mais imediatas deverá ser uma maior ingestão de água. Tal facilita o funcionamento dos rins e da bexiga ajudando a diluir a urina e a reduzir o edema.
       Felizmente para se combater esse mal não existe nenhum 'bicho de sete cabeças', a estratégia é bem simples: aposte em alimentos como verduras e frutas que contenham 90% de água (pepino, abobrinha, chuchu, alface, morango, abacaxi, pêra, melancia), alimentos ricos em potássio, que ajudam a desinchar (laranja, tomate, banana, manga). Vegetais e frutas levemente diuréticos (melão, salsinha, salsão, aspargo, couve) são ótimos aliados. Procure também tomar chás diuréticos: chá verde, chá de alho, carqueja e cavalinha são a melhor pedida.
          Evite alimentos salgados como conservas, embutidos ou queijos. Quanto mais sal ingerimos, mais sódio consumimos. O sódio controla a distribuição dos líquidos no organismo. Deverá ser evitado a maior quantidade possível para que o excesso de água seja convenientemente escoado. Com a eliminação do sódio, a distribuição de líquidos no organismo deve manter-se, contudo, equilibrada. A perda deste mineral pode provocar debilidade física, então deverá ser compensada com potássio.
       Não é aconselhado a utilização de roupa muito apertada, uma vez que esta dificulta a boa distribuição de líquidos no organismo. Atenção também aos sapatos: evite saltos e prefira modelos confortáveis.
          A retenção de líquidos pode ser agravada com a falta de cálcio e de magnésio. Pode encontrar o cálcio no leite e derivados e o magnésio nos cereais, legumes e nozes.