As unhas, assim como os cabelos, são constituídas principalmente por uma proteína denominada queratina. Nas unhas, a queratina é sintetizada em células diferenciadas, localizadas na base e que secretam uma grossa camada dessa proteína. A principal função da queratina é impermeabilizar e proteger o organismo das agressões ocasionadas pelos fatores ambientais.
Ao contrário do que muitos imaginam, as unhas não são formadas por uma estrutura única, mas sim, por inúmeras camadas visíveis, que são as principais, e por outras que não podem ser visualizadas sem auxílio de equipamentos microscópicos.
De maneira geral, as unhas e cutículas demonstram sinais de desgaste na ausência de nutrientes, como vitamina A e D, aminoácidos, cálcio, zinco e enxofre. Assim, a adesão às dietas radicais e passagem por períodos de restrição alimentar severa podem interferir diretamente na saúde e beleza das unhas.
Em um estudo realizado com unhas quebradiças, utilizando a ingestão de 7g de colágeno hidrolisado por dia durante três meses, mostrou que os pacientes apresentaram melhoras na estrutura das unhas. De acordo com outro estudo publicado na revista Adolescência Latino-americana, a concentração de zinco nas unhas poderia refletir uma deficiência crônica deste mineral, sendo assim um indicador adequado para determinar o estado dos depósitos, mas não a ingestão atual.
Para fortalecer suas unhas e deixá-las mais bonitas e resistentes, recorra à sementes de abóbora e girassol (sem casca) e ao brócolis, couve-de-bruxelas, lentilha, repolho, carnes magras, feijões, cereais integrais, leite e derivados e peixes. Esses alimentos são boas fontes de enxofre, cálcio e zinco, importantes para o desenvolvimento saudável das unhas. Afinal, nossa saúde começa de dentro para fora!
Nenhum comentário:
Postar um comentário