domingo, 31 de maio de 2009

Teste comprova malefícios dos refrigerantes

Fonte: CFN

Bebidas contêm substâncias ligadas a câncer e hipertensão, entre outras doenças!!

Rio - Refrigerante em excesso pode causar danos ao organismo. A Associação Pro Teste Consumidores analisou 24 marcas e constatou que 7 têm benzeno - substância cancerígena. Também foram encontrados corantes ruins para crianças e altos níveis de açúcar, adoçante, sódio e conservantes.
Níveis de benzeno acima do aceitável foram vistos nas marcas Fanta Laranja Light e Sukita Zero. Amostras de Fanta Laranja e Sukita, normais, diet e light, tinham o corante amarelo crepúsculo, que pode causar hiperatividade em crianças.
Já o amarelo tartrazina, que pode causar alergias, foi encontrado em todas as versões do Grapette. A Pro Teste alertou que o ácido fosfórico dos refrigerante à base de cola reduz a absorção de cálcio, podendo causar osteoporose.
A associação analisou as versões tradicional e diet das marcas Aquarius Fresh, Aqua Zero, H2OH, Coca Cola, Dolly Cola e Guaraná, Guaraná Kuat, Pepsi, Sukita, Fanta Laranja, Sprite, Grapette e Soda.
A Coca Cola (Aquarius Fresh, Aqua Zero, H2OH, Fanta, Kuat e Sprite) informou que a quantidade de açúcar é suficiente para dar sabor à bebida e que os índices das outras substâncias são avaliados pelo Ministério da Saúde. A AmBev (Pepsi, Sukita e Soda) não comentou a pesquisa. O Grapette disse que os ingredientes usados são permitidos.

SUBSTÂNCIAS EM EXCESSO E MALES

AÇÚCAR
Pode causar Obesidade e diabetes. Versões normais de Coca, Pepsi, Kuat, Fanta, Sukita, Sprite e Soda.
ADOÇANTE
Afetaria o sistema nervoso. Aqua Zero Açúcar, Kuat Zero, Fanta Light, Soda Diet, Sprite Zero, Grapette (duas versões).
SÓDIO
Pode causar hipertensão. Aqua Zero Açúcar, H2OH, Coca (Ligh e Zero), todas as versões de Kuat, Fanta Laranja, Sukita, Soda, Sprite e Grapette.
BENZENO
Substância cancerígena. Sprite Zero e todas as versões de Fanta e Sukita.
CORANTES
Ligados a hiperatividade e alergia. Todas as versões de Fanta, Sukita e Grapette

MP da alimentação escolar é aprovada no Congresso

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (27) o projeto de lei de conversão (PLV08/09) decorrente da Medida Provisória sobre alimentação escolar, em vigor desde janeiro. O projeto agora aguarda a sanção do Presidente da República para se tornar lei. O texto aprovado aplia a alimentação para o ensino médio e para a educação de jovens e adultos.
Outra vitória é que a medida institucionaliza como lei a atuação do nutricionista como o responsável técnico pela alimentação escolar nos estados, municípios, DF e escolas federais. No projeto, o profissional aparece como quem deve elaborar o cardápio, utilizando os gêneros alimentícios básicos e respeitando as referências nutricionais, os hábitos alimentares, a cultura e a tradição alimentar da localidade. O profissional deve pautar-se na sustentabilidade e diversificação agrícola da região, na alimentação saudável e adequada.
O projeto aprovado também amplia o Programa Nacional de Transporte Escolar (PNATE), para os alunos do ensino médio de áreas rurais. O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) também foi estendido a toda a educação básica e escolas de educação especial.

domingo, 24 de maio de 2009

Estudo revela lista com 31 alimentos mais saudáveis

De acordo cm o novo relatório do Fundo Mundial para a Pesquisa do Câncer e do Instituto Americano para a Pesquisa do Câncer, 30% dos principais tipos de cânceres poderiam ser prevenidos com dieta adequada e atividade física. Entre as principais recomendações do último concenso, que envolveu especialistas de todo o mundo, estão aumentar a ingestão de frutas, verduras e legumes, reduzir o consumo de carne vermelha, embutidos e produtos industrializados.
Para divulgar os benefícios de um alimentação saudável, o empresário americano David H. Murdock, 86 anos, criou um campus de pesquisa na Universidade da Carolina do Norte, EUA. Lá, uma série de estudiosos renomados elencaram uma lista com 31 alimentos mais saudáveis do planeta.
A nova recomendação é que a ingestão de carne vermelha seja reduzida pra 500 gramas por semana, cerca de três bifes pequenos, e que os embutidos sejam, se possível, riscados do cardápio. Embutidos como presunto, salame e salsicha contêm nitratos e nitritos, conservantes que estimulam lesões nas células, que ficam maos suscetíveis a mutações que geram tumores. E são ricos em sal, que agride o aparelho digestivo. Nem mesmo a linha light escapa, já que mesmo embutidos pobres em gordura têm muito conservantes e sal.
Já outras carnes, como a carne vermelha magra, o frango e o peixe, devem ser cozidas ou preparadas no forno. Desta forma, evita-se que as altas temperaturas da fritura ou da grelha formem compostos cancerígenos conhecidoscomo aminas heterocíclicas (AHCs).
No relatório, médicos e nutricionistas recomendam aumentar a ingestão de frutas e verduras. No Brasil, menos de um terço da população come esses alimentos diariamente. No Rio de Janeiro, apenas 7% da população consome com regularidade cinco porções de frutas e legumes, a quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
CONFIRA ALGUNS DOS ALIMENTOS...
  • Maçã: além de melhorar o sistema imunológico, é benéfico na luta contra o câncer de próstatae diminui os riscos do Mal de Alzheimer.
  • Alcachofra: ajuda na coagulação sanguínea, é rico em antioxidantes e baixa o colesterol ruim.
  • Rúcula: reduz os riscos de problemas congênitos, de fraturas e protege a saúde dos olhos.
  • Aspargos: é nutritivo para as bactérias benéficas do intestino, além de ser saudável para o coração.
  • Abacate: reduz os danos do fígado, o risco de câncer de boca e abaixa os níveis de colesterol.
  • melão: reforça o sistema imunológico, protege a pele contra queimauras solares e reduz inflamações.
  • Amora: ajuda a construção óssea, diminui o apetite e aumenta a queima de gordura.
  • Abóbora menina: ajuda na visão noturna, combate as rugas e promove a saúde cardíaca.
  • Banana: aumenta a queima de gordura corpórea, diminui riscos de câncer de rim e reduz os sintomas da asma em crianças.
  • Cenoura: rico em antioxidantes, previne a catarata e protege contra alguns tipos de câncer.
  • Couve-flor: estimula a desintoxicação, suprimi o crescimento das células cancerígenas da mama e ajuda na prevenção do câncer de próstata.
  • Cereja: alivia as dores causadas ela artrite e gota, reduz o colesterol ruim e diminui inflamações.
  • Repolho: protege os olhos contra os danos solares e a catarata, aumenta a densidade óssea.
  • Kiwi: combate as rugas, previne os coágulos sanguíneos e ajuda na constipação.
  • Manga: melhora a imunidade sanguínea, reduz o colesterol e protege as artérias.
  • Cogumelos: promove a desintoxicação do organismo, reduz os riscos de câncer de colo e próstata, e diminui a pressão sanguínea.
  • Laranja: reduz os níveis de colesterol e o apetite, além de diminuir os riscos de câncer de boca, garganta, mama e estômago.
  • Mamão papaya: ajuda na digestão, reduz os riscos de cêncer de pulmão e aceleraa queima de gorduras.
  • Abacaxi: melhora a saúde das articulações, reduz os sintomas da asma e acelera a melhora pós-cirúrgica.

sábado, 23 de maio de 2009

Proteína do ovo sim! Ovo crú não!!


Quem já freqüentou uma academia de ginástica deve conhecer as lendas que envolvem o consumo de ovo cru. Dizem que o alimento, ingerido “in natura”, traria um maior vigor físico.
Tudo lenda! Na verdade, o ovo consumido cru possui muitos pontos negativos. Um deles é a presença do fator anti-nutricional avedina. Essa proteína age em nosso organismo comprometendo a absorção de uma vitamina do complexo B denominada biotina, fundamental para os processos de produção de energia.
Outro ponto bastante complicado é a grande ocorrência de salmonelas no ovo cru. Quando ingerimos grande quantidade desse microorganismo, desencadeamos a salmonelose. O problema é caracterizado por dor de cabeça, cólicas intestinais, diarréia, febre e vômitos. A salmonela é resistente ao congelamento, mas é destruída quando aquecida nas preparações culinárias.
Portanto, ao consumir o ovo, saiba que ele representa um ótimo alimento, desde que seu consumo seja feito nas diversas maneiras de preparo da culinária. O consumo de ovo cru , ao contrário do que se pensa, é mais prejudicial do que benéfico.

domingo, 3 de maio de 2009

Chocolate: amigo ou inimigo?

Com moderação e fazendo parte de uma alimentação nutricionalmente equilibrada, o chocolate amargo pode ser um grande aliado do CORAÇÃO E DO HUMOR!
Uma revisão de vários estudos sobre chocolate realizada por pesquisadores da Universidade da Califórnia e publicada pela American Dietetic Association em fevererio de 2003, mostrou que o chocolate escuro/amargo, feito do cacau puro e sem a adição das gorduras do leite contém alto teor de flavonóides, antioxidantes que reduzem os riscos das doenças cardiovasculares. Além disso, o cacau contém um teor considerável de ácido oleico, o mesmo ácido graxo monoinsaturado encontrado no azeite de oliva. Entretanto... sem exageros! Mesmo tendo "gorduras do bem", o chocolate é composto em grande parte por açúcar e gorduras, fazendo com que tenha uma alta densidade energética. Todos esses benefícios funcionais do chocolate amargo não se aplicam ao chocolate ao leite e nem ao chocolate branco, devido às gorduras saturadas do leite que são acrescentadas no processo de fabricação dos mesmos.Porque gostamos tanto de chocolate? A mistura "mágica" de gordura, açúcar, aroma e textura, faz com que a maioria das pessoas fique "perdidamente apaixonada" por chocolate, desencadeando o "craving" (mecanismo semelhante ao vício). Além das características sensoriais únicas que o chocolate desperta, nosso organismo tem mecanismos de auto-defesa e auto-medicação, buscando no chocolate a solução para deficiências nutricionais (falta de magnésio, por exemplo) e desequilíbrios de neurotransmissores que regulam o humor (dopamina e serotonina). A deficiência de magnésio afeta a produção de dopamina, neurotransmissor relacionado à alegria e satisfação e 100 gramas de chocolate fornecem 100 miligramas de Magnésio. Fora tudo isso, o chocolate contém ainda metilxantinas, substâncias psicoativas que atuam como estimuladores do Sistema Nervoso Central e que induzem a um bem estar emocional geral e uma maior sensação de prazer.
"As informações fornecidas não são individualizadas. Portanto, o nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar um tratamento e/ou acompanhamento nutricional."